Informações sobre o curso.
LPTCont
Contador de objetos ou pessoas
Por: Antônio Rogério Messias
Página 1 de 1     Home  Índice  
CONTADOR DE OBJETOS OU PESSOAS, USANDO FOTO-TRANSISTOR CONECTADO À PORTA PARALELA
Para uso particular ou educacional.
Copyright(c) 1999-2006 ROGERCOM.COM
Todos os direitos reservados.


       O objetivo desse projeto é implementar, um contador de objetos ou pessoas, utilizando uma interface com foto-transistor conectado a Porta Paralela.
       Um foto-transistor é um transistor cuja função coleto(C)-base(B) fica exposta a luz. O foto-transistor ao ser iluminado com um feixe de luz, faz com que conduza corrente elétrica entre seu coletor(C)-emissor(E), enviando um sinal para a Porta Paralela. A leitura dos dados é feita através do endereço 0x379h; pinos: 10, 11, 12, 13 e 15 do DB25.
        O endereço 0x379h contém 01111000, o bit mais significativo desse byte é 0 (zero). Para fazer um software que reconheça o estado de cada bit, é necessário sabermos como se encontram atualmente. Para entender melhor veja o algoritmo abaixo:


Ler endereço 0x379h:
Se bit 7 for 1 Então faça algo...
Se bit 6 for 0 Então faça algo...
Se bit 5 for 0 Então faça algo...
Se bit 4 for 0 Então faça algo...
Se bit 3 for 0 Então faça algo...
Fim.


       Para verificar se os bit 3 ao bit 7, receberam um sinal da porta, estes deverão alternar seus estados de 1 (um) para 0 (zero).

       Nas figuras abaixo estão esboçados os esquemas, símbolos e parâmetros dos projetos e componentes utilizados.

      A figura 1 abaixo representa o símbolo do foto-transistor; a 2, o componente em si; e a 3, o esquema gráfico da pinagem.

Símbolos e parâmetros do foto-transistor


CIRCUITO-6

Circuito sensor óptico.


       A figura abaixo representa o esquema elétrico do receptor-emissor, onde poderá ser conectado a uma das entradas; E1, E2, E3, E4 ou E5 do circuito interface, como exposto no esboço acima.
       Na figura abaixo, o emissor poderá ser um LED, ou também, um laser, que poderá emitir os raios de luz ao foto-transistor a uma grande distância.

 

Funcionamento da esteira:

         Quando a esteira está em funcionamento, a tendência das caixas é ir em direção ao sensor foto-transistor. Quando uma caixa interrompe o feixe de luz sobre o sensor, imediatamente este envia um sinal para a Porta Paralela, fazendo com que o programa registre a quantidade de caixas.

 

        A figura abaixo esboça os componentes e acessórios básicos para desenvolver os projetos. Observe que, o foto-transistor e o LED são encapsulados em invólucros de filme vazio, ou outro objeto que possa ter a mesma finalidade.
        Para encaixar o foto-transistor ou o LED no invólucro de filme:

        1) Faça um orifício na parte inferior do invólucro de filme, um pouco menor que a circunferência do foto-
            transistor ou do LED;
        2) Encaixe-os cuidadosamente na parte inferior do invólucro de filme;
        3) Mire o foco entre o emissor e o receptor, e encontre a distância adequada entre os dois, fazendo com que o feixe de luz, vinda do emissor (LED) fique sempre sobre o foto-transistor.

 

Componentes utilizados no projeto

 

       A figura abaixo, representa uma porta, onde ao lado esquerdo tem-se o foto-transistor (receptor), e ao lado direito, o LED (emissor). Ao passar, uma pessoa pela porta, o feixe de luz emitido pelo LED é interrompido, enviando um sinal para a Porta Paralela.

Contador de pessoas

Funcionamento do contador:

        Ao interrompermos o feixe de luz sobre o foto-transistor, este imediatamente envia um sinal para a Porta Paralela. O programa irá detectar a alternância do estado do bit, relacionado ao pino do DB25, onde conectamos o foto-transistor, nesse processo, cada vez que o estado do bit alternar para 1 ou para 0 conforme o pino utilizado, o programa soma essas alternâncias e armazena a soma numa variável, registrando o total num arquivo de dados.

 

 Download: Download do programa LPTCONT


Volta à página principal. 
 

Índice dos artigos.
http://www.rogercom.com
© Copyright, 1999-2006 ROGERCOM - Antonio Rogério Messias - rogerc@rogercom.com
Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserved.